Cabo de Santo Agostinho é o primeiro município de Pernambuco a lançar Programa de Educação Financeira na Rede Municipal

O município do Cabo de Santo Agostinho consolida sua posição de vanguarda na educação pública ao lançar, amanhã (9), o primeiro Programa de Educação Financeira da Rede Municipal de Ensino, iniciativa pioneira em todo o estado de Pernambuco. O evento de lançamento está marcado para às 9h, no auditório do Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas, e marca um momento histórico para a educação local.


A nova disciplina chega para integrar o currículo dos estudantes dos Anos Iniciais e Finais das Escolas em Tempo Integral (ETIs), assim como dos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), ampliando horizontes e oferecendo ferramentas essenciais para a vida pessoal e profissional. O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a EfincKids (Ensino de Educação Financeira para Crianças e Adolescentes).


*FUTURO* - Em um mundo cada vez mais complexo economicamente, a educação financeira é apontada por especialistas como uma ferramenta essencial. Estudos acadêmicos e pesquisas internacionais apontam que programas de educação financeira em escolas melhoram o conhecimento dos estudantes sobre finanças pessoais e, em muitos casos, promovem mudanças positivas em comportamentos financeiros ao longo da vida, gerando maior autonomia e melhores decisões financeiras no longo prazo. 


“Pesquisas recentes sobre a implementação de educação financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são unânimes em apontar que o ambiente escolar é o espaço mais eficaz para disseminar esse tipo de conhecimento de maneira estruturada e equitativa. Estamos dando um passo importante ao preparar nossos alunos para a vida, ensinando desde cedo o valor do planejamento financeiro, do empreendedorismo e da responsabilidade social”, afirmou Lula Cabral.


A nova disciplina será ministrada por professores da própria rede, com formação específica para conduzir o conteúdo com eficácia. O programa adotará metodologias ativas, incluindo oficinas práticas, feiras de empreendedorismo, dramatizações e simulações que incentivam a autonomia, a tomada de decisão consciente e o exercício pleno da cidadania. 


“Essa abordagem busca não apenas transmitir conhecimento, mas também cultivar atitudes e comportamentos responsáveis em relação ao dinheiro — um diferencial que prepara alunos para os desafios econômicos atuais e futuros”, explicou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento.


*Segunda-feira (09/02), a partir das 9h*


*Centro de Formação de Professores do Cabo - R. Dr. Manoel Clementino Cavalcante, 12 - Centro, Cabo de Santo Agostinho* 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem