No mês de conscientização e prev enção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis – _Dezembro Vermelho_ -, a Secretaria Municipal de Saúde passa a disponibilizar o atendimento de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) na Policlínica Vicente Mendes, no bairro da Cohab. A unidade conta com um ambulatório LGBTQIAPN+, que oferece atendimento especializado e equipe multiprofissional.
A PrEP é um tratamento administrado antes de uma possível exposição ao vírus, atuando na prevenção da contaminação. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, para o público geral. Já para a comunidade LGBTQIAPN+, o atendimento ocorre às terças e quintas-feiras, das 13h às 19h.
“A utilização da PrEP é feita com uma fórmula que contém tenofovir e emtricitabina, que, quando administradas de modo correto, oferecem uma proteção muito alta contra o HIV, sendo um tratamento prévio relevante para prevenir a ação viral”, explica Joabe da Silva, superintendente da Atenção Primária da Secretaria de Saúde.
O público-alvo da iniciativa inclui pessoas com múltiplos parceiros, pessoas que praticam sexo anal receptivo com frequência, profissionais do sexo e casais sorodiferentes (um com HIV e outro sem).
“A PrEP é fundamental na prevenção do HIV, sendo determinante para assegurar proteção em relação a este vírus específico. Porém, ela não protege contra outras ISTs, como sífilis, gonorreia e clamídia”, reforça Joabe da Silva, esclarecendo as funcionalidades do tratamento.
Para receber o atendimento, o paciente realiza um cadastro e passa por avaliação médica, que determinará o encaminhamento para o recebimento do medicamento. A comunidade LGBTQIAPN+ segue o mesmo procedimento e conta ainda com o suporte integral da equipe multiprofissional do ambulatório.

Postar um comentário