Nesta sexta-feira (7), na Policlínica de Saúde Vicente Mendes, Cohab, a Secretaria de Saúde, concluiu o seu primeiro grande mutirão de oftalmologia. Ao longo de quatro dias foram 2.130 atendimentos e 9.676 procedimentos realizados.
Uma das grandes características da iniciativa foi a sua abrangência. O mutirão foi planejado e conseguiu alcançar moradores de todas as localidades do Cabo, garantindo que o atendimento chegasse tanto às áreas urbanas quanto às de mais difícil acesso. Foram contempladas diversas regiões, incluindo a zona rural e as comunidades litorâneas (praias).
“Este primeiro mutirão não só atendeu, como superou o que estávamos esperando. A expectativa era receber duas mil pessoas e conseguimos até mais que isso, trazendo, definitivamente, a saúde para perto do povo. Posso assegurar que outros mutirões irão acontecer, sempre visando atender os munícipes da nossa cidade”, disse Ricarda Samara, secretária de saúde do Cabo de Santo Agostinho.
Durante os atendimentos, tanto hoje na Cohab, quanto nas demais localidades, as equipes não se limitaram apenas às consultas de rotina. Foi realizado um trabalho ativo de diagnóstico e encaminhamento. Como resultado, pacientes que apresentaram a necessidade de cirurgia de catarata tiveram seus dados cadastrados pela equipe da Secretaria de Saúde e serão contatados para realização do procedimento.
Sueli Lima aproveitou o mutirão em dose-dupla, tanto no primeiro dia, na Zona Rural, sendo moradora de Pirapama, quanto no de hoje, na Cohab, levando a sua mãe. “Pude ir como paciente na segunda-feira e com o atendimento realizado, não deixei de perder a oportunidade de trazer minha mãe, que mora no Bairro São Francisco. Estamos muito contentes, eu de óculos novo, com uma lente ideal ao que preciso, e ela com cirurgia agendada”, emendou a moradora.

Postar um comentário