Centenas de estudantes das redes municipal e estadual participaram, ontem (19), da Caminhada da Educação – Cabo Antirracista,organizada pela Secretaria Municipal de Educação. O cortejo percorreu a Avenida Historiador Pereira da Costa ao som das bandas marciais de escolas municipais até o Largo da Estação Ferroviária. Lá, os estudantes fizeram apresentações de maculelê e carimbó e formaram uma grande ciranda, reunindo todos os participantes da caminhada.
Acompanharam a caminhada, o vice-prefeito Jamerson Batera, que destacou a importância da iniciativa. “ A política pública que será implantada pela gestão do prefeito Lula Cabral chega às escolas para fomentar debates e construir melhorias para nossa população”, afirmou.
O secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento, ressaltou o caráter histórico do momento. “Amanhã, 20 de novembro, celebramos o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que reforça a importância de reconhecer conquistas, valorizar a cultura e manter vivo o compromisso com a equidade”.
A caminhada consolidou um dos pontos altos da 1ª Jornada Pedagógica Antirracista, que teve como lema “Educação antirracista: caminhos de cuidado e transformação”. O evento começou na segunda-feira (17) com um seminário para a equipe técnica da Secretaria de Educação e exposição de trabalhos de escolas municipais no Centro de Formação de Professores. Outro destaque foi a assinatura simbólica do anteprojeto de lei para instituir a Política de Educação Antirracista na Rede Municipal.
Mikaelly Ketli, 11 anos, da Escola Professora Lúcia Ferreira Soares, participou da caminhada e aprovou a ideia. “Amei a experiência. Foi muito legal e divertido. Na escola a gente também trabalhou esse tema. Eu fiz um trabalho sobre brincadeiras africanas e gostei muito”, disse.

Postar um comentário